Paterson

Um filme cheio de pequenos detalhes, uma graciosa monotonia.
Já vi outros artistas fazerem da monotonia, da explicação ou da explanação de cada detalhe do cotidiano uma obra-prima, como Proust em Em Busca do Tempo Perdido. Levei meses para terminar No Caminho de Swann, porém, valeu cada minuto, cada partícula de poeira que o narrador lembrara de sua infância em uma pequena cidade francesa.
As semelhanças não param por aí... Paterson além de ser o nome do protagonista é também o nome de uma pequena cidade americana com cerca de oito mil habitantes no Estado de New Jersey. O filme começa na segunda-feira, realmente nada de inesperado, às 6:10 da manhã, aproximadamente, pois que o horário de despertar de Paterson também vai sofrendo pequenas variações ao longo dos dias, sem que isso atrapalhe sua vida.
Chegando à empresa de ônibus em que trabalha como motorista de ônibus, Paterson arruma alguns minutos para escrever em seu "caderno de notas secreto" algumas poesias recolhidas das observações e misturadas com o sentimento do herói. O motorista passa o dia ouvindo casos dos passageiros atrás dele, sendo estimulado por essa audiência, uma vez que, enquanto trabalha, não mantém o diálogo com ninguém.
Paterson tem uma linda esposa. Paterson, a cidade, tem uma linda cachoeira. Fiz essa relação agora, pensando no simbolismo da mulher e no da água: fertilidade, geração de vida, movimento. Laura, a mulher, é uma artista amadora incansável que está sempre tentando fazer algo de diferente, desde a produção de cupcakes até a música. Ambas inspiram o protagonista.
O cachorro, Marvin, parece não se dar bem com Paterson que é o responsável por levar o cão para a caminhada diária, parando sempre no bar. Marvin é o responsável pelo maior movimento na vida de Paterson.
William Carlos Williams é um dos poetas favoritos de Paterson nasceu, de fato, perto de Paterson (cidade) e era médico. Petrarca também renasce no filme, sendo citado por ter amado uma mulher que se chamava Laura.
Recomendado, pois, pela sua simplicidade foi possível fazer uma trama calma, tranquila, mas com muitos elementos relacionados. Recebeu diversas indicações em importantes festivais de cinema, porém, não ganhou nenhuma, infelizmente. A fotografia retrata bem a tranquilidade de se viver em Paterson, com filmagens em lugares vazios, se valendo da elipse para "acelerar" o relógio do motorista de ônibus.

Ficha técnicaTítulo original: PatersonAno de lançamento: 2016Direção: Jim JarmuschDuração: 118 minClassificação: 12 anosGênero: comédia, dramaPaís de origem: Estados Unidos da América

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem a Paulo Leminski

Monday night